"Se dá o respeito, menina!" - Porque não vale a pena dar ouvidos aos fiscais da vida alheia.

13:33

Hoje fui embora da escola mais cedo, logo que acabei uma prova. Passei ao lado de duas senhoras com aparência simpática, e ao contrário do que acontece todos os dias (em que eu costumo estar com o ipod ligado no último volume), hoje eu havia esquecido de carregar ele, então estava ouvindo os barulhos ao redor.

Você deve estar pensando: tá bom, Lohanna, onde você quer chegar com toda essa ladainha?
Ora, querido leitor... As duas senhorinhas estavam conversando animadamente e em tom de fofoca sobre a filha da fulana. Segundo elas, a filha da fulana estava uma "sem vergonha", e precisava aprender a se dar o respeito. Fiquei pensando em muita coisa.
O que ser "sem vergonha"? Que padrão moral é esse que determina quantos centímetros são aceitáveis aparecerem de uma perna feminina?
Já fui obrigada a ouvir que as mulheres devem usar roupas comportadas porque sempre que usam roupas que "mostram" o corpo, levam os homens a quererem pecar. Sério? Sério mesmo? Meu bem, você sabia que, tecnicamente, o que diferencia os seres humanos dos outros animais é a capacidade de racionalizar? Então, que tal fazer bom uso dela e aprender que você é plenamente capaz de controlar seus "instintos pecadores"?
Essa cultura de "a mulher precisa ser difícil" só serve para dificultar as relações humanas e promover joguinhos desnecessários dentro dos relacionamentos.
Homens e mulheres que leem meu blog, pensem bem: não seria muito melhor se as mulheres pudessem manifestar de forma mais livre suas vontades? Sem estarem sujeitas ao julgamento social ridículo que cerca a sociedade? O que há de errado em uma mulher beijar o mocinho gato que ela sempre foi afim? Porque diabos ela tem que seguir o caminho padrão de enrolar um pouquinho, para que ele a "valorize"?
Mas aí você pode pensar: ah, mas os homens não gostam de mulheres que ousam e que se vestem como bem entendem, fazem o que querem e vão aonde querem. Vou afastar os homens! Não senhorita... Se te consola saber, o tipo de cara que pensa assim, que se incomoda tanto assim com suas atitudes e com sua liberdade é um dos piores possíveis. Você não vai afastar, nem perder "oportunidades". Vai ficar livre de um cara machista e inseguro.
O único compromisso que devemos assumir obrigatoriamente é o de sermos felizes. É o compromisso de não deixar de usar aquela saia que te deixou uma gata simplesmente por medo do que os outros vão falar. Se você não usar, que seja porque está com frio, porque a cor não combinou com seu tom de pele, ou simplesmente porque você não estava afim. Todo motivo é valido, exceto o que dá credito aos fiscais da vida alheia.
Para terminar meus devaneios, quando alguém disser que você não será valorizada se for livre, fique tranquila. você não precisa ter valor tabelado, afinal, não está a venda.

You Might Also Like

3 Comentários

Posts mais vistos

Like us on Facebook

Flickr Images