Diferenças: Universidade Belga x Universidade Brasileira

18:53

Ei pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é sobre o que eu tenho visto de principais diferenças entre a MINHA vivência em uma universidade brasileira, e em uma belga (minha está em caps lock porque as pessoas tem vivências diferentes e pode ser que você discorde de 100% do texto, mas calma! ahahah)
Eu poderia resumir tudo que pretendo falar em uma frase: aqui os alunos vivem a universidade.
"Ah mas Lohanna como assim???? A gente tem que ter vida!!" Claro que tem minha gente! E aqui, a universidade ajuda nisso.
Assim que cheguei aqui, fui informada que eu poderia comprar um cartão de ônibus estudantil. Custa 20 euros, e pode ser usado quantas vezes eu quiser durante um semestre - o que compensa muito porque cada passagem de ônibus custa 3 euros.
Também existe o cartão de esportes e o de cultura - 23 euros - o primeiro dá acesso à academia da universidade, ao uso de piscina aquecida e de todas essas facilidades esportivas. O segundo propicia descontos bem consideráveis em atividades culturais pela cidade, como cinemas e exposições.
Além disso, a KU Leuven tem TUDO: times de mil esportes, clube de yoga, clube religioso, entrega de vegetais semanais por assinatura, internet própria para os alunos usarem na cidade toda, cursos de idioma bem baratos - comparados ao Brasil, e por ai vai. Ou seja: Se você quiser passar o dia fazendo coisas relacionadas dentro do ambiente da universidade, você vai de estudo à lazer em minutos. A universidade existe para ser vivida, não é exclusivamente um local de recepção de conhecimento.
Eu estudo na UFSJ, uma universidade que amo de coração  - se não fosse ela, não estaria aqui - mas tenho consciência que minha universidade é baby, menos de 35 anos, acho. Além disso, a UFSJ (como as outras federais) depende de financiamento governamental. Então por mais bem intencionados que todos os funcionários de todos os setores sejam, é muito difícil fazer as coisas acontecerem com pouco dinheiro.
Falando em dinheiro... a KU Leuven não é uma universidade pública. Um estudante de doutorado, por exemplo, paga 900 euros pelo diploma: 445 no primeiro ano e 445 no ano da defesa. Ainda assim, se você for pensar bem, não é caro. Dilua 900 euros pelos 48 meses que dura um doutorado: dá menos de 20 euros por mês. 20 euros por mês para estudar e fazer pesquisa em uma universidade desse porte não parece muito, certo? Como também é preciso se sustentar (e não só pagar as taxas a universidade) você pode se candidatar a bolsas de estudos, que podem ser ligadas a um projeto (aí você está automaticamente ligado a um professor) ou da própria universidade (nesse caso você fica livre para escolher o professor que vai te orientar).
Gostaria muito que fossemos motivados no Brasil para criar grupos de atividades no Brasil como os estudantes são aqui. Entendo que muita gente pode dizer: "ah, mas ai a universidade ajuda". Sim, mas é uma via de mão dupla: os alunos são muito entusiasmados e promovem várias atividades. A universidade, por sua vez, financia, divulga e ajuda no que mais for necessário. Se fizermos mais nossa parte no Brasil, 50% do caminho está feito.
Com certeza, minha visão mudou muito (e olha que estou aqui a um mês!). Quero conseguir sustentar essa mudança e espalhar o sentimento entre meus amigos no Brasil.
Beijos,
Lohanna





You Might Also Like

0 Comentários

Posts mais vistos

Like us on Facebook

Flickr Images