Livros que não recebem o destaque que merecem #2

13:36

O livro "De tanto bater, meu coração se cansou" tem um tom dolorido, sofrido. A história narra as mudanças que ocorrem na vida dos irmãos Daveaux após a morte de seu avô, Pierre. Quando o avô morre, o Padre Leon, um primo até então desconhecido, surge na vida deles, mudando tudo.

Pierre foi o último branco da família. Descendente de franceses, veio ao Brasil, casou-se com uma moça negra, e sua filha Edna é mãe de Benjamim e de Lúcio, os protagonistas. O primo Leon oferece aos jovens uma boa oportunidade: Se oferece para custear os estudos de ambos em uma excelente escola particular. Benjamim se entusiasma, mas Lúcio fica receoso: Eles seriam os únicos negros do colégio. Negros, pobres, bolsistas.
Ao longo da história, vemos que os receios de Lúcio se concretizam, já que os garotos, apesar das ótimas notas, são vítimas de um preconceito típico da nossa sociedade hipócrita: O preconceito velado, que não aponta o dedo diretamente, mas pelas costas.
Victória, a menina mais rica e popular do colégio se apaixona por Benjamim, e os dois começam a namorar... Será que eles conseguem superar o preconceito dos amigos, da família de Vicky e da própria direção do Colégio? Para saber isso, só lendo o livro... E já aviso: A autora é capaz de muitas surpresas!

Para encerrar, um trecho da abertura do livro:
"A pesca de caranguejos no Ártico é feita de um modo interessante. Os barcos jogam grandes gaiolas no mar, e os caranguejos são atraídos pelas iscas e ficam presos por muito tempo, até serem puxados a bordo. Não fazem nada para mudar seu destino! Vai ver, até gostam da prisão! Mas... ah, alguns deles, percebem a armadilha. E lutam para sair. Só que quando isso acontece, os demais, que nem tentavam escapar, se unem para impedir que os mais espertos, que os mais corajosos, que os melhores de alma saiam daquele destino comum. O destino deles pode ser terrível, mas os covardes, os fracos, os maus, se não podem mudar isso, nunca aceitarão que outros mudem."

You Might Also Like

1 Comentários

Posts mais vistos

Like us on Facebook

Flickr Images