Autores polêmicos #2

20:02

Jorge Amado é, provavelmente, o autor brasileiro mais polêmico. Seus livros recheados de sexo, palavrões anti heróis e críticas sociais se tornaram terreno fértil para discussão de vários assuntos.
Nascido em Ilhéus (cenário de muitos de seus livros), ele conviveu com todos os tipos de pessoas que aparecem em seus livros: prostitutas, meninos de rua e bandidos.
É interessante notar que a narrativa do autor faz com que durante a leitura, essas pessoas, tão criticadas pela sociedade, se tornem verdadeiros heróis. Quem não leu Capitães da areia torcendo por Pedro Bala?
Sua vida política interferiu diretamente nos seus livros. Jorge Amado era socialista "de carteirinha" e quando foi eleito deputado lutou pela liberdade religiosa, mesmo sendo ateu.
Ele foi bastante criticado pela coloquialidade de sua escrita (que era proposital) e pelas descrições sexuais. Porém, é importante ressaltar que os que o criticavam eram pessoas que julgavam a literatura popular e fácil de entender como algo pobre, rude e sem valor. Ainda bem que os leitores não concordaram, não é mesmo? 

Livros que eu indico:
Capitães da Areia, Tereza Batista Cansada de Guerra, Gabriela Cravo e Canela.

You Might Also Like

3 Comentários

Posts mais vistos

Like us on Facebook

Flickr Images